CONCURSO LITERÁRIO

REGULAMENTO DO CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO CENTENÁRIO POETA MARCELO GAMA

I – DO CONCURSO, DO TEMA, E DAS CONSIDERAÇÕES PREAMBULARES
Art. 1º – Por meio do presente edital ficam abertas as inscrições para o "CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO CENTENÁRIO POETA MARCELO GAMA”, que abrangerá as modalidades de POESIA e CONTO.
Parágrafo único – O tema é livre e as inscrições são gratuitas, deverão ser feitas via e-mail, concursomarcelogama@gmail.com exclusivamente no período compreendido entre o dia 1º de novembro de 2014 e o dia 30 de novembro de 2014.
§ 2º - 10% (dez por cento) do valor de capa dos exemplares efetivamente vendidos até o dia 30 de julho de 2015 será partilhado em parcelas de idêntico valor entre todos os participantes da antologia. No dia 30 de julho de 2015, ocorrerá a declaração de encerramento de todos os trabalhos do certame. Nesta data será realizada a partilha dos valores acima mencionados, ficando estabelecido, de logo, que na hipótese de no dia 30 de julho de 2015, ainda existirem exemplares que não foram comercializados, estes serão doados a instituição afeta a literatura.
II – DA HOMENAGEM DO CONCURSO
Art. 2º - O concurso é uma homenagem ao centenário de morte do Poeta Carlos Gama, nascido em Mostardas – RS, no dia 03 de março de 1864 e falecido no Rio de Janeiro em 07 de março de 1915. O poeta tem importante relevância no impressionismo brasileiro.
III - DAS INSCRIÇÕES
Art. 3º – Podem participar do Concurso cidadãos de qualquer nacionalidade, desde que legalmente capazes segundo a Lei de seus países e que os trabalhos inscritos, poema ou conto, estejam redigidos em língua portuguesa.
Art. 4º – As inscrições serão feitas exclusivamente através do e-mail: concursomarcelogama@gmail.com no período de 01 de novembro a 30 de novembro de 2014.
Art. 5º – Cada participante pode se inscrever com apenas um trabalho, em cada modalidade – poema ou conto, podendo, no entanto o mesmo candidato participar de ambas as modalidades, desde que o faça em inscrições distintas. O poema e/ou conto a ser inscrito não pode ter sido anteriormente publicado em obra impressa, não importando se já publicado em rede social, site, ou blog.
§ 1º – Os trabalhos devem ser enviados via e-mail em forma de anexo, um anexo para o poema ou conto e que será denominado "anexo II", posto que o "anexo I" deve conter o requerimento de inscrição, na conformidade do modelo que acompanha este edital.
a) Os trabalhos devem ser digitados em editor de texto eletrônico (Word);
b) Fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo simples;
c) Cada trabalho não deve exceder o limite de duas páginas no tamanho A4;
§ 2º – Ao se inscreverem, todos os candidatos aceitarão automaticamente todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.
IV - DA PREMIAÇÃO
Art. 6º - Além da publicação em livro impresso serão conferidos premio em dinheiro na importância de R$ 2.000,00 (dois mil reais) ao primeiro colocado e R$ 1.000,00 (um mil reais) ao segundo colocado.
V - DA COMISSÃO JULGADORA
Art. 7º – A Comissão Julgadora será escolhida pela Comissão de Organização do Concurso e será composta por 03 (três) membros com amplo conhecimento e experiência em Literatura.
Parágrafo único – A Comissão Julgadora terá autonomia no julgamento, que será regido pelo princípio da originalidade.
VI - DO RESULTADO
Art. 8º – O resultado do Concurso será divulgado no seguinte endereço eletrônico: http://www.centenariomarcelogama.blogspot.com.br/
Parágrafo único – A comissão organizadora entrará em contato com os ganhadores por e-mail e/ou pelo telefone de contato enviado no ato da inscrição.
Art. 9º - A solenidade de lançamento do livro e entrega da premiação ocorrerão em 2015, ano em que se comemora o centenário de morte do poeta Marcelo Gama, homenageado neste concurso.
VII – DOS DIREITOS DE AUTOR
Art. 10º - O direito de autor deve ser imperiosamente respeitado. Poesias e/ou obtidos de outras fontes, que não sejam de autoria própria, não devem ser enviadas na inscrição deste Concurso, podendo quem o fizer responder por eventuais penalidades constantes na Lei 9.610 de fevereiro de 1988, que trata dos Direitos Autorais.
IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 11º - O certame não implica nenhuma modalidade de compra ou pagamento por parte dos participantes, não sendo obrigatória à aquisição de nenhum livro, embora o mesmo seja impresso.
Art. 12º - Todos os trabalhos participantes (poesias e/ou contos) poderão ser utilizados para fins publicitários e comerciais (cartazes, folders, site, redes sociais, etc.) Para tanto, o responsável pelo envio da mesma autoriza, a partir do ato de inscrição, o direito de uso do conteúdo pelos organizadores do certame.
Art. 13º - Os dados pessoais solicitados aos participantes são para uso exclusivo do concurso, e jamais serão repassados a terceiros.
Art. 14º - Eventuais divergências ou omissões relacionadas ao Concurso serão solucionadas pela comissão organizadora do certame e sua decisão será irrecorrível.
Art. 15º - O simples envio do poema implica na “Concordância com os termos deste Regulamento” e equivale à própria assinatura do participante.
Art. 16º - A inscrição equivale à declaração dos participantes legais de que leram e estão de acordo com o presente Regulamento e de suas condições. Regulamento disponível em: http://www.centenariomarcelogama.blogspot.com.br
Parágrafo único – Dúvidas poderão ser esclarecidas e informações obtidas através do formulário de contato do blog ou através do e-mail: concursomarcelogama@gmail.com
Fortaleza, 28 de outubro de 2014.
Comissão Organizadora

ANEXO I
SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO NO "CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO CENTENÁRIO POETA MARCELO GAMA”

Eu,                          NOME COMPLETO                                                                , portador de RG nº   ______________Órgão Expedidor:  ________,  inscrito no CPF sob nº __________________ , residente na rua _____________________________________________, nº  ___________, Aptº ___________ Bloco_________ Condomínio ___________________. No bairro ________________________ em __CIDADE__________ - ___UF___ ,  ____CEP__________, venho, por meio desta, solicitar a minha inscrição no CONCURSO LITERÁRIO PRÊMIO CENTENÁRIO POETA MARCELO GAMA”, - MODALIDADE ___________.
O poema (ou conto) que apresento à Comissão Organizadora tem o seguinte título: _________________________________________ e segue como anexo a este e-mail e atende as especificações contidas no regulamento.
Inscrevendo-me, confirmo que li o Regulamento e que estou ciente e plenamente de acordo com todos os seus termos.
Meus contatos telefônicos para contato são: (     )___________ ou  (    ) __________________.
O e-mail no qual receberei as informações pertinentes ao concurso é:_________________________ ou _________________________________
Meu site é:____________________________________
Estou na rede social: ____________________________com o seguinte endereço _____________________
Cidade, e data

Atenciosamente

6 comentários:

  1. Gostaria muito de participar, mas fiquei com algumas dúvidas: Quantos contos serão publicados?
    No conto enviado não aparece nenhuma identificação?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. A quantidade de contos publicados depende da qualidade dos trabalhos inscritos. Os bons serão publicados, Temos a expectativa de um numero próximo de cem.
    O conto a ser enviado deve estar identificado com o nome do autor, e além disso dev vir acompanhado do requerimento de inscrição, onde deve constar a completa identificação do autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito agradecida pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  4. Em vez do nome identificado no conto, poderá ser o "nome artístico"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome próprio (completo) deve constar da ficha de inscrição. Se o autor utiliza nome literário diverso do nome próprio pode usá-lo, ou não, no conto, desde que tal nome tenha sido informado na ficha de inscrição.

      Excluir
  5. Faço a mesma pergunta da Misa [acima] não poderia ser o pseudônimo, já que os concursos literários não permitem a identificação do autor?
    Outrossim, não seria espaçamento simples, ao invés de "b) Fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo simples;"
    Se assim for, o que seria parágrafo simples?
    Atenciosamente, José

    ResponderExcluir